(34) 3061-6421

– Central de atendimento

Chat Online

Tire suas dúvidas

VÍDEO: Antony Blinken chega ao Brasil para encontro com Lula; VEJA

Na noite de terça-feira (20), Antony Blinken, Secretário de Estado dos Estados Unidos, chegou ao Brasil para encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, e para participar de reuniões com ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro.

O desembarque do chefe da diplomacia dos EUA ocorreu às 20h30 na Base Aérea de Brasília, sendo recebido em tapete vermelho por Orlando Timpone, representante do protocolo do Itamaraty, Cristiano Figueiredo, chefe do departamento da América do Norte do Itamaraty, e Elizabeth Bagley, Embaixadora dos EUA no Brasil.

No dia seguinte (21), Lula e Blinken têm uma reunião agendada no Palácio do Planalto para abordar questões bilaterais e globais entre Brasil e Estados Unidos.
O encontro assume maior relevância internacional devido à crise diplomática entre Brasil e Israel. Há expectativas de que abordem o conflito, visto que Blinken, como Secretário de Estado, tem atuado nas negociações entre países para buscar soluções para a guerra.

No domingo (18), Lula comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto perpetrado pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, gerando forte repercussão global. Em resposta, o governo israelense, apoiado pelos EUA militarmente, declarou Lula “persona non grata” até que o ex-presidente se retrate. O Brasil, por sua vez, ordenou o retorno do embaixador em Israel, Frederico Meyer.

Além das reuniões em Brasília, o Secretário Blinken também viajará para o Rio de Janeiro no dia 21, participando de encontros do G20, que reúne ministros das Relações Exteriores das principais economias mundiais, sendo o Brasil o presidente deste ano. Posteriormente, a comitiva norte-americana seguirá para Buenos Aires, na Argentina, onde Blinken se encontrará com o presidente argentino Javier Milei.

Com informações de CNN

      TerraBrasil –  GuiaFácilBrasil 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *