(34) 3061-6421

– Central de atendimento

Chat Online

Tire suas dúvidas

Presidente de esquerda eleito da Guatemala não é empossado pelo congresso e Alckmin se encontra no país para evento; entenda

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, assinou uma declaração conjunta em apoio à posse do presidente eleito, Bernardo Arévalo, e à sua vice, Karin Herrera. O documento, divulgado neste domingo (14.jan.2024), foi distribuído pelo secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almagro.

Alckmin está na Guatemala para participar da posse, que foi atrasada por causa de resistência de integrantes do Congresso local.

O vice-presidente brasileiro declarou em nota: “Acabo de participar, junto com presidentes, chanceleres, representantes de países latino-americanos e europeus e o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, de ato em apoio à efetivação da posse de Bernardo Arévalo como presidente da Guatemala, após a realização de uma eleição justa, livre e transparente, acompanhada por observadores internacionais e refletindo a livre manifestação de vontade do povo guatemalteco”.

A democracia mostrou sua força na Guatemala, e o respeito pelo resultado sufragado nas urnas beneficia toda nossa região”, afirmou Alckmin.

O social-democrata Bernardo Arévalo foi eleito em 2º turno com 58% dos votos contra 37% da ex-primeira-dama Sandra Torre em agosto de 2023.

Leia a íntegra da declaração conjunta:

“Reunidos na Cidade da Guatemala para a posse presidencial, fazemos um chamado ao Congresso da República a cumprir com seu mandato constitucional de entregar o poder como exige a constituição, no dia de hoje, ao presidente eleito, Bernardo Arévalo, e a sua vice-presidenta, Karin Herrera.“O povo guatemalteco expressou sua vontade democrática em eleições justas, livres e transparentes, avaliadas pela comunidade internacional através de instituições de observação eleitoral. Essa vontade deve ser respeitada.Em nome de todas as delegações convidadas e representadas em nível de chefes de estado e de governo, vice-presidentes, chanceleres, funcionários de alto nível, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, alto representante da União Europeia, secretário-geral Iberoamericano.“Cidade da Guatemala, 14 de janeiro de 2024”.

Poder 360

      TerraBrasil –  GuiaFacilBrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *