Por O Tempo Sports
Pesquisa mostrou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é formada por sócios-torcedores — Foto: Cristiane Mattos/O Tempo
Em nova rodada de entrevistas realizadas pela DataTempo, 2 mil pessoas são entrevistadas e maioria continua optando pelo clube estrelado
A torcida do Cruzeiro continua sendo a maior do Estado de Minas Gerais, mesmo em um momento no qual o clube segue fora da elite do futebol brasileiro, pelo terceiro ano consecutivo, e apesar de o Atlético viver uma boa fase, inclusive tendo conquistado as últimas edições do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. É o que mostra a nova rodada da pesquisa DataTempo, que manteve os resultados das enquetes realizadas em 2021, que também mostraram um predomínio azul. Além disso, o Cruzeiro tem mais torcida do que o Atlético em todas as regiões do Estado.
A nova pesquisa, feita entre os dias 15 e 20 de julho de 2022, foi realizada por meio de duas mil entrevistas domiciliares. No total, 541 pessoas ouvidas responderam que torcem pelo Cruzeiro, o que equivale a 27% dos entrevistados, cerca de oito pontos percentuais de diferença em relação ao Atlético, que reúne 19,8% dos torcedores entrevistados (396 pessoas). A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais. O grupo de entrevistados foi formado por 1.040 mulheres e 960 homens.
Um fator que chamou muito a atenção foi o fato de que, acima do percentual de torcedores dos dois principais clubes de Minas Gerais, estão aqueles que responderam que não torcem para nenhum time de futebol – nada menos que 30% dos entrevistados informaram não ter qualquer clube de preferência.