(34) 3061-6421

– Central de atendimento

Chat Online

Tire suas dúvidas

O Google gastou US$ 26 bilhões para esconder de você essa configuração do telefone

Foto: Reprodução.

Há uma configuração no seu telefone e no navegador da web que o Google está desesperado para impedir que você descubra. Quão desesperado? Somente em 2021, o Google pagou à Apple, à Samsung e a outras empresas US$ 26,3 bilhões para mantê-la oculta.

ebem todo esse dinheiro do Google sabem exatamente o que está acontecendo. Pagamos aos fabricantes de gadgets para projetar os melhores produtos para nós, mas eles não estão trabalhando apenas para nós.

A Apple e a Samsung se recusaram a responder às minhas perguntas, mas temos depoimentos do julgamento que mostram como elas estão profundamente em conflito.

No depoimento, o vice-presidente sênior da Apple, Eddy Cue, disse: “Quando escolhemos os mecanismos de busca, escolhemos o melhor e permitimos que o cliente os troque facilmente. Portanto, não tenho nenhum problema com isso. Acho que estamos fazendo a coisa certa pelos clientes”.

Mas espere: eu pensei que a Apple tivesse feito da proteção da privacidade de seus clientes a pedra angular de sua proposta de valor… Os iPhones pedem aos usuários que tomem muitas decisões sobre privacidade, inclusive se querem dar aos aplicativos a capacidade de rastreá-los. Todo o modelo de negócios do Google consiste em rastrear pessoas e usar esses dados para direcioná-las ao marketing.

Um advogado do Departamento de Justiça perguntou a Cue, da Apple, se um mecanismo de busca poderia afetar a privacidade de um usuário. Cue respondeu com a frase do ano: “Sim, em algum nível, poderia, sim”.

Mas o engraçado é que os produtos da Apple não pedem aos clientes que façam nenhuma escolha de privacidade em relação ao mecanismo de pesquisa, que é o Google por padrão. Não nos pedir para escolher um mecanismo de pesquisa faz parte do acordo do Google com a Apple.

A Samsung também toma ativamente decisões de design que ajudam o Google e não a nós. Os advogados do Departamento de Justiça dos EUA sinalizaram um documento de 2018 que mostrava que a Samsung havia feito uma alteração em seu navegador da Web que reduzia o atrito para as pessoas que queriam mudar seu mecanismo de pesquisa. Mas então o Google enviou uma reclamação dizendo que isso era uma violação do acordo de pesquisa da Samsung com o Google. Depois disso, a Samsung excluiu essa alteração, aumentando o atrito.

Faça sua própria escolha

Diante de tudo isso, o que você deve fazer?

Entendo que o Google está para a pesquisa assim como o lenço de papel está para o espirro. Ele não teria chegado a esse ponto se seus resultados fossem terríveis.

Mas há motivos pelos quais o Google pode não merecer sua lealdade. No topo da minha lista: A coleta excessiva de dados do Google é assustadora e um risco em potencial para seus direitos civis. (Para um possível choque, verifique tudo o que ele armazena em sua página MyActivity). No início deste ano, descobri que, mesmo depois de o Google ter dito que excluiria alguns de seus dados para proteger a privacidade das pessoas que procuram atendimento para aborto, o Google não cumpriu sua promessa.

A falta de concorrência também está levando as páginas de resultados de pesquisa do Google a piorar, inundadas com anúncios e informações de seus próprios serviços. Para visualizar o declínio, comparei exatamente as mesmas pesquisas ao longo dos anos.

Mas depois de duas décadas de pesquisas no Google, muitas pessoas nem sequer sabem o suficiente sobre as alternativas para considerar a possibilidade de experimentar uma delas. Isso não é culpa sua. Talvez você tenha experimentado o Bing uma vez em 2015 e não tenha ficado satisfeito.

Para que fique registrado, há benefícios em algumas das alternativas muito menores. O Bing, agora reforçado com a tecnologia de inteligência artificial por trás do ChatGPT, também paga a você pela pesquisa. (Algumas semanas de pesquisas podem lhe render um cartão-presente de US$ 5).

Outra alternativa, chamada Ecosia, diz que usa sua receita de anúncios para plantar árvores.

Mudei para o DuckDuckGo, um mecanismo de pesquisa voltado para a privacidade. Ele não rastreia o que você pesquisa e onde você vai. Como eu o utilizo, menos anúncios assustadores me seguem pela Web.

Não gosta de nenhum desses? Fique com o Google. Só acho que é melhor para nós quando o Google tem que competir pelos méritos, em vez de comprar nossos padrões.

O maior preço que pagamos pelos monopólios é que eles limitam ideias melhores de maneiras que nunca conheceremos. / TRADUÇÃO POR GUILHERME GUERRA

Estadão

O Antagonista –  GuiaFacilBrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *