(34) 3061-6421

– Central de atendimento

Chat Online

Tire suas dúvidas

Módulo lunar japonês inativo surpreende ao “acordar” inesperadamente e enviar imagens da superfície da Lua

A espaçonave lunar japonesa conhecida como “Moon Sniper” ressurgiu surpreendentemente à vida após um período de inatividade em fevereiro, transmitindo novas imagens para a Terra no último fim de semana, de acordo com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

Esse acontecimento inesperado é notável, considerando que a espaçonave, chamada de SLIM (Smart Lander for Investigating Moon), não foi originalmente projetada para suportar as condições rigorosas da Lua.

O pouso do veículo robótico em 19 de janeiro, que fez do Japão o terceiro país neste século – e o quinto de todos os tempos – a pousar na Lua, não foi isento de desafios. Durante a descida, a espaçonave enfrentou uma anomalia e pousou de nariz, resultando na orientação inadequada de seus painéis solares para capturar a luz solar essencial para a geração de energia

Após algumas horas operando com uma bateria limitada, o módulo de pouso enviou uma imagem em mosaico de seu local de pouso antes de se desligar. A JAXA esperava que, à medida que o ângulo do Sol na Lua mudasse, a luz pudesse atingir as células solares da espaçonave, permitindo que ela se reativasse.

De fato, o “Moon Sniper”, apelidado assim devido à sua tecnologia de precisão que possibilitou um pouso a apenas 55 metros do alvo, despertou 10 dias depois e começou a enviar novas imagens. Uma fotografia capturada pelo Veículo de Excursão Lunar 2 mostra a espaçonave SLIM do Japão na Lua.

Mas as horas de vigília da espaçonave eram curtas e, em 31 de janeiro, o Moon Sniper entrou no que a JAXA chamou de “período de dormência de duas semanas durante a longa noite lunar”.

As temperaturas durante a noite lunar podem cair para 133 graus Celsius negativos, de acordo com a NASA .

A última cena da lua da perspectiva do módulo de pouso antes da noite lunar foi compartilhada no X, antigo Twitter, em 1º de fevereiro, uma vez que a equipe da missão enviou comandos ao Moon Sniper e confirmou que ele estava em estado inativo.

Anuncios

Última imagem tirada pela sonda SLIM antes de entrar na noite lunar no final de janeiro / JAXA

A espaçonave não estava originalmente planejada para resistir a essas temperaturas extremas; no entanto, a equipe expressou sua intenção de retomar a comunicação com o módulo de pouso em meados de fevereiro.

Anuncios

Enquanto isso, a empresa sediada em Houston, Intuitive Machines, realizou com sucesso o pouso de sua missão IM-1, também conhecida como Odysseus, no polo sul lunar. Este feito marcou não apenas a primeira vez que uma espaçonave comercial pousou suavemente na Lua, mas também o primeiro veículo fabricado nos Estados Unidos a alcançar a superfície lunar desde a missão Apollo 17 em 1972.

Assim como o SLIM, a missão “Odie” enfrentou desafios durante sua jornada lunar, incluindo a necessidade de contar com tecnologia experimental para o pouso e, por fim, realizar um pouso lateral.

No fim de semana, a equipe da missão SLIM enviou um comando ao Moon Sniper e recebeu uma resposta, “confirmando que a espaçonave passou pela noite lunar e manteve as capacidades de comunicação”, revelou a JAXA no X.

A câmera de navegação do SLIM capturou as condições luminosas do dia lunar brilhando no local de pouso / JAXA

“A comunicação com #SLIM foi encerrada após pouco tempo, pois ainda era meio-dia lunar e a temperatura dos equipamentos de comunicação estava muito elevada. Estão sendo feitos preparativos para retomar as operações quando as temperaturas dos instrumentos esfriarem o suficiente”, compartilhou a agência em sua postagem no X.

“As noites de lua eram gélidas, contrastando com os dias extremamente quentes. Durante a comunicação com a Terra na última noite, nos deparamos com a surpreendente marca de mais de 100 graus Celsius em alguns de nossos equipamentos. As altas temperaturas foram inesperadas, porém, é notável que a eletrônica espacial ainda permanece operacional!

As temperaturas nas proximidades do equador lunar podem atingir impressionantes 121 graus Celsius durante o dia, conforme revelado pela NASA. Vale destacar que um dia lunar equivale a 29,5306 dias terrestres.

Enquanto a sonda transmitia informações, também capturou imagens adicionais por meio de sua câmera de navegação. A equipe da missão está atualmente analisando esses dados, incluindo imagens de áreas anteriormente não visíveis em registros anteriores da sonda.

A equipe expressou entusiasmo em relação às possibilidades de novas observações, embora não tenha especificado quando a sonda retomará o estudo da superfície lunar.”

Com informações de CNN

      TerraBrasil –  GuiaFácilBrasil 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *