(34) 3061-6421

– Central de atendimento

Chat Online

Tire suas dúvidas

Helder Barbalho é apontado como vice de Lula em 2026

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Apesar de faltar mais de dois anos para as eleições de 2026, o presidente Lula já tem sondado alguns nomes para ser o seu vice na chapa presidencial. Aliados do petista já contam como certo o palanque ao lado do MDB. Caso essa chapa PT-MDB saia do papel, o governador do Pará, Helder Barbalho, é apontado como o possível vice de Lula.

Os sinais dessa aliança Lula e Helder são visíveis. Lula tem feito elogios ao governador do Pará a aliados como Rui Costa – ministro-chefe da Casa Civil – e Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais.

Simone Tebet, atual ministra do Planejamento, ainda não é carta totalmente fora do baralho, conforme apurou O Antagonista. Ela é vista como uma espécie de “Plano B” para a função de vice, principalmente se houver a necessidade de Lula fazer um aceno maior ao eleitorado feminino.

Dentro do MDB, Simone ainda é vista como um elemento central da vitória de Lula em 2022. O PT, no entanto, discorda.

Helder Barbalho acaba com plano Alckmin

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, já foi descartado da equação presidencial. Isso pela falta de peso do PSB. Para aliados de Lula, o petista já cumpriu com todas as obrigações com o partido ao acomodar Márcio França na Esplanada dos Mistérios e ao emplacar Flávio Dino no STF.

Hoje, os socialistas têm apenas 14 assentos na Câmara dos Deputados. Outras siglas como PSD e MDB tem pelo menos 30 deputados. Além disso, há uma pressão de caciques partidários de PSD para ter um maior peso junto ao governo Lula.

A formalização do palanque PT – MDB, no entanto, vai depender das eleições de 2024. Como mostramos em O Antagonista, o partido de Baleia Rossi pretende eleger até 1 mil prefeitos no pleito deste ano. A ideia do partido é retomar o peso político, principalmente junto às cidades do interior do Brasil.

O Antagonista

      TerraBrasil –  GuiaFácilBrasil 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *