(34) 3061-6421

– Central de atendimento

Chat Online

Tire suas dúvidas

Em meio a ‘conflitos’ entre EUA e Rússia, Biden e Putin se reúnem

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou nesta quarta-feira (16) a Genebra, onde se encontrará hoje com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em uma cúpula marcada por fortes tensões entre Moscou e Washington.

O avião do chefe do Kremlin pousou às 12h29 pelo horário local (7h29 de Brasília) no aeroporto Cointrin, em Genebra, de onde ele e sua comitiva seguiram para Villa La Grange, sede das negociações russo-americanas.

Durante a cúpula, proposta por Biden no último mês de abril durante uma conversa por telefone com Putin, os dois líderes abordarão praticamente todo o espectro de questões que dizem respeito a Moscou e Washington.

A pauta das negociações se concentra no estado atual e nas perspectivas das relações bilaterais, estabilidade estratégica, questões de segurança informática e luta contra o crime cibernético. Além disso, tratarão de questões relacionadas à cooperação econômica, ao clima, ao Ártico e ao combate ao coronavírus.

Putin e Biden também avaliarão a situação no Oriente Médio, na Síria, na Líbia, no Afeganistão e na península coreana, além do programa nuclear iraniano, assim como reservaram um espaço para tratar dos conflitos em Nagorno-Karabakh e na Ucrânia e da crise em Belarus.

O presidente dos EUA também quer conversar com Putin sobre direitos humanos e a perseguição da oposição russa, incluindo o líder opositor preso Alexei Navalny. Embora nem em Moscou nem em Washington haja grandes expectativas sobre os resultados da cúpula de Genebra, sua mera celebração é considerada um passo adiante, dado o estado das relações russo-americanas.

Terrabrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *