(34) 3061-6421

– Central de atendimento

Chat Online

Tire suas dúvidas

Belgorod: o submarino internacional conhecido como “submarino do fim do mundo”

Foto: Reprodução/Marinha da Rússia.

O Belgorod, também conhecido como Projeto 09852, destaca-se como um dos maiores submarinos nucleares em serviço atualmente, impressionando com seus imponentes 184 metros de comprimento. Derivado da classe Oscar II, este submarino foi substancialmente adaptado para desempenhar funções que vão além das típicas capacidades de combate naval.

Sua notoriedade reside especialmente no armamento com o torpedo estratégico nuclear Poseidon 2M39. Com dimensões gigantescas, este torpedo mede cerca de 24 metros de comprimento e 2 metros de diâmetro, sendo projetado para contornar sistemas de defesa antimísseis devido à sua capacidade de operação independente de satélites.

Propulsão nuclear e desempenho excepcional Equipado com dois reatores nucleares de água pressurizada OК-650М-02, o Belgorod pode alcançar uma velocidade máxima de 59 km/h submerso. Com uma capacidade de operação submersa em profundidades de até 520 metros e um deslocamento de 24.000 toneladas quando submerso, o submarino oferece uma autonomia excepcional, sem a necessidade de reabastecimento frequente.

Missões secretas e veículos autônomos Além dos torpedos nucleares, o Belgorod é equipado para conduzir missões secretas no fundo do mar. Possui capacidades avançadas para hospedar veículos subaquáticos autônomos, como o mini-submarino AS-31 (conhecido como “Losharik”), destinado a operações especiais em profundidades extremas. Esses mini-submarinos são utilizados para interceptar ou cortar cabos submarinos de comunicações e coletar informações de forma discreta.

Contribuições para a dissuasão nuclear O Belgorod desempenha um papel multifacetado na estratégia de dissuasão nuclear da Rússia. Além de suas capacidades como lançador de armas nucleares, o submarino é crucial na nova geração de armas nucleares russas. A inclusão de veículos autônomos e a capacidade de operar em profundidades extremas reforçam sua utilidade em contextos de operações especiais.

O apelido de “submarino do fim do mundo” O apelido de “submarino do fim do mundo” atribuído ao Belgorod é principalmente devido ao seu armamento e à natureza de suas missões potenciais. Este nome é resultado das características únicas e da capacidade destrutiva do torpedo estratégico nuclear Poseidon 2M39, para o qual o Belgorod foi designado.

Com seus reatores nucleares, o Belgorod pode operar por longos períodos sem reabastecimento, enquanto sua capacidade de operar em profundidades extremas aumenta sua eficácia como uma ferramenta furtiva e estratégica.

 

      Crédito: TerraBrasil –  GuiaFácilBrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *