Reportagem SouPatos
Imagem de Senhora Santana foi comprada no Rio de Janeiro, em 1984. Devolução está programada para 24 de julho.
Após mais de 40 anos desaparecida, será devolvida à comunidade do Distrito de Santana de Patos, em Patos de Minas, a imagem da padroeira local, Senhora Santana. A restituição do bem está agendada para ocorrer em 24 de julho próximo, data quando terá início a festividade religiosa local, que leva o nome da padroeira. O anúncio sobre a localização da peça sacra foi feito pelas Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Conforme divulgado no jornal Estado de Minas, a imagem de Senhora Santana – esculpida em madeira, com 82cm de altura e 47cm de largura – desapareceu no começo da década de 1980. “Conforme a CPPC/MPMG, a plataforma Sondar recebeu a denúncia de que a imagem fora localizada em um antiquário de Belo Horizonte”, aponta a reportagem do jornal Estado de Minas, que conversou com o coordenador da CPPC, Marcelo de Azevedo Maffra.

COMPRADA NO RIO DE JANEIRO
Ao periódico da capital, Maffra pontuou o seguinte: “Fizemos o contato com a recomendação de entrega do bem, e, em 2 de setembro de 2024, a peça foi devolvida na coordenadoria. Os dados extraídos de recibo apresentado mostram que a imagem de Santana foi comprada em 27 de janeiro de 1984, no Rio de Janeiro”. O sumiço, no entanto, teria ocorrido em data anterior a 1984.
A comunidade do Distrito de Santana de Patos aguarda com ansiedade, expectativa e emoção a devolução da peça, conforme disse à reportagem da Sou Patos, o monsenhor Leandro Siqueira Silva, pároco da Paróquia Senhora Santana. “Será um grande momento em nossa região, com a peça retornando à casa no primeiro dia dos festejos locais, neste 2025. A festa, que começa em 24 de julho, seguirá até o dia 27, e a grande atração, sem dúvidas, será o recebimento da imagem’, disse.
