(34) 3061-6421

– Central de atendimento

Chat Online

Tire suas dúvidas

Kamala Harris: A mulher que frustrou a esquerda como vice de Biden

Desgastados com o que consideram uma disfunção arraigada e falta de foco, os principais assessores da Casa Branca levantaram as mãos contra a vice-presidente Kamala Harris e sua equipe — decidindo que simplesmente não há tempo para lidar com eles agora, especialmente em um momento em que o presidente Joe Biden enfrenta preocupações legislativas e políticas que se multiplicam rapidamente.

A exasperação corre nos dois sentidos. Entrevistas com quase três dúzias de ex e atuais assessores de Kamala, funcionários do governo, operadores democratas, doadores e conselheiros externos — que falaram extensivamente à CNN — revelam uma realidade complexa dentro da Casa Branca. Muitos no círculo da vice-presidente reclamam que ela não está sendo preparada ou posicionada adequadamente e, em vez disso, está sendo posta de lado.

A própria vice-presidente disse a vários confidentes que se sente constrangida no que é capaz de fazer politicamente. E aqueles ao seu redor permanecem cautelosos até mesmo para insinuar ambições políticas futuras, com a equipe de Biden altamente atenta aos sinais de deslealdade, especialmente da vice-presidente.

Ela está bem próxima da presidência agora. Ela poderia estar a apenas um ano de lançar sua própria campanha presidencial, devido às dúvidas em todo o mundo político de que Biden realmente passará por uma candidatura à reeleição em 2024, algo que ele se comprometeu a fazer pública e privadamente. Ou ela será uma validadora crítica em três anos para um presidente que tenta fazer o país reelegê-lo para exercer o mandato até que ele tenha 86 anos.

Poucos informantes que falaram com a CNN acham que ela está bem preparada para qualquer papel. Kamala Harris está lutando com um relacionamento difícil com algumas partes da Casa Branca, enquanto seus apoiadores de longa data se sentem abandonados e não veem nenhuma coerência do que ela fez ou tentou fazer como vice-presidente. Ser a primeira mulher, e a primeira mulher negra, em um cargo de eleição nacional é histórico, mas isso veio acompanhado de um exame minucioso e nenhum perdão até mesmo por pequenos erros.

Defensores e pessoas que se preocupam com Kamala estão ficando frenéticos. Quando estão irritados, alguns contam uma história recente da Onion [site de notícias políticas] zombando de sua falta de trabalho mais substantivo, uma com o título: “Casa Branca pede a Kamala Harris que fique sentada no computador o dia todo caso cheguem e-mails”. Quando estão deprimidos, eles rebatem o boato ao estilo de Aaron Sorkin de que Biden pode tentar substituí-la, nomeando-a para uma vaga na Suprema Corte. Essa conversa já atingiu os níveis mais altos da órbita de Biden, de acordo com uma pessoa que a ouviu.

Ela está em uma posição tão fraca que os principais democratas dentro e fora de Washington começaram a especular em particular, perguntando uns aos outros por que a Casa Branca permitiu que ela se tornasse tão prejudicada na consciência pública, pelo menos como eles a veem.

“Ela está muito honrada e muito orgulhosa de ser vice-presidente dos Estados Unidos. Seu trabalho como a número 2 é ser útil e apoiar o presidente e assumir o trabalho que ele pede a ela”, disse Eleni Kounalakis, a vice-governadora da Califórnia e amiga de longa data. Kounalakis falou com a vice-presidente na manhã de segunda-feira passada, antes de Harris partir para uma missão diplomática na França.

“É natural que aqueles de nós que a conhecem saibam o quanto ela pode ser mais útil do que está sendo solicitada no momento”, disse Kounalakis. “É daí que vem a frustração.”

Um vice-presidente em exercício deve ser eliminado na próxima vez que a indicação presidencial do partido for aberta. Mas adivinhar quem pode lançar um desafio primário teórico para Harris tornou-se um jogo de salão interno contínuo. Outros políticos com suas próprias ambições presidenciais começaram a reconhecer em privado que estão tentando descobrir como estabelecer discretamente as bases para concorrer se e quando Harris vacilar, como eles acham que pode ocorrer.

A realidade é mais complexa e parece diferente para as pessoas mais familiarizadas com a forma como a Casa Branca realmente funciona. Harris é a primeiro vice-presidente em décadas a assumir o cargo com menos experiência em Washington do que o presidente, e sempre foi difícil encontrar o equilíbrio dela. Presidentes e vice-presidentes e suas equipes muitas vezes entram em conflito. A ala oeste de Barack Obama tendia a desprezar os funcionários de Biden (alguns dos quais agora estão com ele na ala oeste), e o próprio Biden teve vários tropeços no início de seu trabalho. Os republicanos e a mídia de direita transformaram Harris em um alvo político a partir do momento em que ela foi escolhida para a chapa. E o racismo e o machismo implícitos têm sido constantes.

É um enigma único para ela. As pessoas esperam que sua vice-presidente histórica faça história todos os dias, quando na verdade ela está tentando desempenhar as funções de um papel secundário. Harris está sendo julgada não apenas por seu desempenho nas funções tradicionais de vice-presidente, disse Minyon Moore, uma militante democrata de longa data que se tornou o mais importante conselheiro externo de Harris. “É um pouco mais subliminar, mas é real”, disse Moore. “‘Qual é o seu manual de história?’”

Harris emergiu como uma “força silenciosa” na administração, disse Moore, e ela concentra a atenção em diferentes questões, às vezes apenas por sua presença na sala.

Moore disse que a abordagem de Harris é perguntar constantemente: “Devemos fazer mais em uma questão? Estamos nos comunicando co

m as pessoas cujas vidas foram afetadas? Estamos perdendo algum grupo constituinte importante?”

Mas, com muitas fontes falando sob condição de anonimato para discutir a situação com mais franqueza, todas contam mais ou menos a mesma história: a equipe de Harris repetidamente a decepcionou e a deixou exposta, e os membros da família muitas vezes deram uma palavra informal em seu escritório. Até mesmo alguns que foram solicitados a pedir conselhos lamentam as tendências excessivamente cautelosas de Harris e os problemas de pessoal, que têm sido uma característica de todos os cargos que ela ocupou, desde a Promotoria de São Francisco ao Senado dos Estados Unidos.

‘Um componente central’ às vezes esquecido

Biden teve como objetivo modelar seu relacionamento com Harris em sua própria vice-presidência e orientou assessores no início de sua presidência a empregá-la de maneira semelhante. Ele organizou almoços semanais, assim como fizera com Obama, e convidou Harris para se juntar a ele em sua reunião matinal de inteligência secreta. Harris, por sua vez, se dedicou a provar seu compromisso com o presidente e o governo, usando seu relacionamento com Obama como guia.

Mesmo assim, alguns assessores da Casa Branca questionaram se a experiência de Biden como vice-presidente se traduziria facilmente em alguém com qualificações e habilidades muito diferentes — e em um momento muito diferente.

Depois que Harris se tornou conhecida nos primeiros meses por ficar frequentemente ao lado de Biden enquanto ele fazia grandes discursos, mesmo depois que ela se apresentou, a ala oeste parece ter corrigido em excesso, então ela está visivelmente menos com o presidente.

Não apenas em público. Uma semana e meia atrás, enquanto Biden e seus assessores e vários aliados externos faziam ligações durante todo o dia tentando prender legisladores hesitantes antes da votação de infraestrutura na Câmara, Harris passou a tarde visitando um centro de voos espaciais da Nasa no subúrbio de Maryland. “Não íamos cancelar a programação dela apenas por causa da tolice da Câmara”, explicou um assessor de Harris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *