Uma semana após vencer disputa pela comando da Associação Mineira dos Municípios, prefeito de Patos de Minas anuncia que deixará Partido Novo.
O novo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, anunciou, nesta quinta-feira (10), em entrevista ao programa “Rádio Vivo”, da Itatiaia, que irá se desfiliar do Partido Novo.
Segundo Falcão, a decisão é tomada para que sua gestão na AMM seja focada no diálogo com todos os municípios, de todos os partidos.
“Vou me desfiliar do Partido Novo para manter a isenção, poder trabalhar de forma plural de todos os prefeitos e prefeitas, com todos os partidos. Afirmei isso no meu discurso de posse, o primeiro compromisso de Minas Gerais é com a liberdade – frase de Tancredo Neves – e esse é o espírito da nossa gestão”.
Luís Eduardo Falcão ainda afirmou que, apesar de sua desfiliação, ainda acredita na gestão Zema e tentará manter uma boa relação com o executivo estadual. “Nós vamos trabalhar de forma livre, com independência real, de fato, na prática, e a política é feita de grupo. Eu construí, junto com vários prefeitos e prefeitas, um trabalho em grupo, bonito, de confiança, de transparência, e vou manter com o governo do Estado a melhor relação possível”.
Por fim, o presidente da AMM afirmou que seguirá sua trajetória política sem filiação partidária. “Sigo acreditando que o governo faz um bom trabalho. Mas nessa questão partidária vou ficar sem partido”.
Falcão foi eleito presidente da Associação no último dia 4. A eleição ocorreu na sede da entidade em Belo Horizonte e contou com a participação de 649 prefeitos. Falcão obteve 361 votos, superando o ex-prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius Bizarro, que tentava a reeleição e recebeu 288 votos.
O governador Romeu Zema não declarou apoio a nenhum dos dois candidatos durante a eleição e disse que ficaria de fora da disputa.
Após a vitória de Falcão, Zema usou suas redes sociais para parabenizar o prefeito de Patos de Minas. “Parabenizo o novo presidente Luís Falcão, diretores e conselheiros eleitos da AMM. Não tenho dúvidas que a nova Direção estará comprometida com o desenvolvimento econômico e social das 853 cidades mineiras”, escreveu Zema.