(34) 3061-6421

– Central de atendimento

Chat Online

Tire suas dúvidas

Dicionário francês inclui pronome neutro em sua lista de palavras

O dicionário Le Robert, um dos mais utilizados na língua francesaincluiu um pronome neutro em sua lista de palavras. Além de “il” (ele) e “elle” (ela), o dicionário incorporou em suas páginas o pronome neutro “iel”, uma mistura dos vocábulos tradicionalmente usados na França.

A mudança não foi bem recebida pelos políticos do país, incluindo a primeira-dama, Brigitte Macron. “Há dois pronomes: ele e ela”, disse a jornalistas nesta quinta-feira, 18. “A língua é bela e está bem com dois pronomes.”

O ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, não poupou críticas à iniciativa adotada pelo dicionário Le Robert. “Não é o futuro da língua francesa”, tuitou. “Embora nossos alunos estejam em processo de consolidação dos conhecimentos fundamentais, eles não podem ter isso como referência.”

François Jolivet, deputado que pertence ao mesmo partido do presidente Emmanuel Macron, também criticou o ataque ao idioma francês. “Esse tipo de iniciativa leva a uma língua danificada, que desune seus falantes em vez de reuni-los”, escreveu em carta aberta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *