(34) 3061-6421

– Central de atendimento

Chat Online

Tire suas dúvidas

Segurança para segurança? Policiais no Rio de Janeiro vão usar câmeras nos uniformes; VEJA

Policiais militares no Rio de Janeiro começarão a usar microcâmeras nos uniformes a partir de segunda-feira (30).

O anúncio sobre o início do uso de câmeras foi feito neste sábado (28) pelo porta-voz da PM, major Ivan Blaz, e a medida será usada por nove batalhões em um primeiro momento. A expansão será gradual até chegar às 39 unidades. O Bope (Batalhão de Operações Especiais), será o último a ser contemplado. Os primeiros policiais a usarem as câmeras serão os agentes que fazem o patrulhamento nas ruas, segundo afirmou o secretário da corporação, Luiz Henrique Marinho Pires, ao jornal O Globo.

Ainda segundo o secretário, a expectativa é que o equipamento seja instalado em todas as unidades no Rio até o final de 2022. O sistema é oferecido pela empresa L8 Group, que atrasou a entrega e alegou dificuldades para fazer conexão com os batalhões mais distantes.

O projeto faz parte do plano para reduzir a letalidade policial elaborado pelo governo estadual e apresentado ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, que é relator de uma ação conhecida como ADPF das Favelas, que questiona a política de segurança pública do Rio de Janeiro. A ação foi articulada por entidades da sociedade civil e movimentos sociais e, atendendo a ela, o Supremo restringiu as operações policiais nas comunidades pandemia de coronavírus.

Elogiada por especialistas em segurança pública, a instalação de microcâmeras na PM de São Paulo reduziu em 87% os casos de confrontos. A queda nos batalhões que usam a tecnologia foi dez vezes maior do que nos locais que ainda não adotam os equipamentos. O levantamento compara dados dos terceiros trimestres de 2021 e 2019.

Créditos: Nexo Jornal.

TerraBrasil –  GuiaFacilBrasil.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *